24 fevereiro 2006

Dia 13. Muelle Afasyn

Sendo o Fim do Mundo, Ushuaia atrai muitos viajantes hard core. Passei a manha no pier (Muelle) do clube AFASyN. Clube eh gentileza minha, ha uma casinha e um pier mal cuidado. Mas nesse pier, a maior concentracao de veleiros com mais de 40 pes que jah vi, muitos com mais de 50.

Sao cruzeiristas que escolheram a Terra do Fogo para ficar uns tempos ou gente voltando da Antartica ou em transito de suas voltas ao mundo. Dava para ouvir o pessoal conversando dentro dos navios, barulho de talheres, criancas brincando - verdadeiros lares flutuantes. Troquei uma ideia com uns tiozinhos aposentados ingleses dando uma voltinha pela America do Sul em um Swan 52 com um jogo completo de catracas eletricas. Assim eh facil, diria provavelmente Slocum.

Mas nao sao soh veleiros que fazem parte da populacao de viajeros de Ushuaia. Assim como em Punta Arenas, ha um cybercafe em cada esquina, mochileiros abundam, assim como endinheirados que param por aqui em seus mega cruzeiros antarticos. O que me surpreendeu, no entanto, foi um caminhao estacionado perto do Afasyn, um Unimog com uma familia inteira de franceses lah dentro, inclusive um bebe de colo. Estao dando a volta ao mundo, na metade da etapa America Latina. Il reste encore l'Afrique...

Ah...o bicho-da-viagem...

0 comentaram: