26 julho 2007

Uma notinha surreal

Tenho um notório horror a serviços de atendimento prestados por 0800. Em determinado momento, quando vejo que tudo está perdido, me contento simplesmente em ter a quem xingar, pobre do atendente do outro lado da linha, que não tem culpa do fato de que o manual diante dele foi feito propositalmente para ser tautológico e cansar o cliente. Mas xingar é uma válvula de escape melhor do que esmurrar portas.

Mas há uma sutil diferença entre minha experiência com os 0800 brasileiros e argentinos. Os brasileiros te irritam profundamente ao não oferecer soluções para seus problemas, chegando ao ponto de dizer que o problema simplesmente não existe. Aqui isso também ocorre, mas antes disso - e essa é a parte divertida - o atendente tenta genuinamente te convencer, com aquele jeitão tano tão porteño, de que você simplesmente está errado e que sua consulta é completamente indevida. A última foi o 0800 da Sony, onde o tiozinho afirmava que eu não poderia entrar em contato diretamente com nenhuma das lojas, porque elas não teriam telefone.

Insistem tanto e tão convencidos que eu não me irrito mais a ponto de xingar ninguém. Ao contrário: me divirto, rio às gargalhadas, sofismando ad absurdum e esgrimindo ironias. Um excelente exercício de argumentação, recomendo.

1 comentaram:

Claudia Lyra disse...

Cara... isso é doido! Parece até meu pai, quando minha mãe achou um monte de fios de cabelo loiro dentro do bolso de uma calça dele, tentando convencer que aquilo era materialização da paranóia ciumenta da esposa. Eu, hein!