10 maio 2006

Tonga da Milonga

Hoje foi minha primeira aula de tango, na Confiteria Ideal, um das milongas mais tradicionais de Buenos Aires, lá na zona mesmo, hoje inevitavelmente faturando mais com aulas para gringos. Mas havia um grupinho de respeitáveis tios e tias locais esperando ansiosamente os amadores terminarem as aulas para dominarem o salão.

Como os colegas argentinos são cobrados no exterior por suas supostas habilidades tangueiras, resolveram aprender um pouco para não fazer feio lá fora (algo como se o Instituto Rio Branco ensinasse a gente a jogar bola) - e lá fui eu junto. É mais ou menos assim:

atrás,1-esquerda,2-frente,3-4-freia-puxa-volta-trava-come-a-menina-com-os-olhos- frente,6-7-8,pára-atrás,1...

Talvez um dos últimos redutos do macho latino, no tango somos nós que mandamos. As mulheres seguem. A primeira coisa a fazer ao entrar na milonga é esquecer a educação matriarcal e a igualdade entre os sexos. Esqueça o homem sensível que as revistas dizem que elas buscam, você é cafa mesmo. O lunfardo não tem tradução para metrossexual, isso é coisa de puto. Você é o provedor. É você que vai pagar o jantar, as bebidas e a milonga. E ela, ciente de seu papel, vai se apoiar na sua mão esquerda e fazer o que sua mão direita mandar, vai te seguir no sentido anti-horário pelo salão.

Surpreendentemente bacana, até me doem as panturrilhas. Terça que vem eu volto. Enquanto isso vou ouvindo pela internet a altamente recomendável La 2x4 FM, Rádio Tango de Buenos Aires.

3 comentaram:

Emerson Novais Lopes disse...

Fio, que post interessante! Valeu pelo link da rádio, também!
Taí uma contribuição verdadeiramente antropológica à blogosfera. De nacionalismos culturais à andropsicologia platense, teve de tudo! Originalíssimo!

Michelle disse...

Que inveja de vc. Será que em agosto vc já vai estar dando aulas?!?!

Beijos e saudades.
Mi.

Any disse...

"Che", muy bueno el post!! Refleja con exactitud la cultura del 2x4...

Espero seguir leyendo sobre tus impresiones de Baires. Excelentes!. Te has ganado una nueva (y asidua) lectora... ;)

Nos vemos mañana

Besitos

Any