07 novembro 2005

Tweety

Quando meu velho acha que estou reclamando de barriga cheia, ele diz: "O seu problema...é falta de problema". Sempre que vou a um país desenvolvido, essa frase me vem à cabeça.

Ler as manchetes dos jornais locais na Tasmânia é um exercício do tipo de (falta de) preocupação que se tem quando se está em um país desenvolvido. Tirando o encalhe em massa de 130 baleias em Marion Bay, que foi notícia até aqui, e um ou outro julgamento de um serial killer, as preocupações jornalísticas eram coisas do tipo "Senhora de 75 anos espanta ladrão gigante de sua casa".

Uma notícia em particular, esta em um jornal matutino na TV, chamou minha atenção. Um túnel em construção em Sidney cedeu e criou uma enorme cratera que afetou a estrutura de um prédio residencial. Os habitantes foram retirados às pressas, o buraco foi tapado com muito concreto, mas ainda assim condenou o prédio definitivamente. As imagens chegaram a captar a queda de toda uma varanda de canto. Muita gente perdeu tudo.

Até aí, nada demais, nada que um brasileiro não veja acontecer todo ano durante a estação de chuvas em alguma capital - com a diferença de que os antípodas lá provavelmente tinham seguro. O que chamou minha atenção foi o enfoque dado pelo jornal. Nada de pessoas chorando a perda de seus bens materiais, nada de pessoas revoltadas com a prefeitura, ninguém se importou muito com aqueles que perderam seus trapinhos por causa de um erro de cálculo de um engenheiro qualquer. Todas as atenções estavam direcionadas para Tweety, a cacatua de estimação de um dos condôminos do primeiro andar que, na pressa, não foi retirada do prédio.

As atenções do país estavam direcionadas para o destino do pobre pássaro nativo, preso em sua gaiola, com água e comida para um dia apenas, mas que não podia ser retirado devido ao risco do chão ceder ao peso de um ser humano. A tensão! O desespero!

Tweety acabou sendo heroicamente resgatada por um robô munido de braço mecânico que originalmente foi construído para desarmar bombas, daqueles que a gente vê em filmes. O país inteiro aplaudiu.

De volta ao Brasil, vejo em nossas manchetes algo como "Fidel Castro desviou dinheiro do Banco do Brasil para financiar a compra do Campeonato Brasileiro pelo Corínthians". Estourei o cartão de crédito e devo até as calças. Meu time perde de 7x1. Volto para uma casa abandonada, sem eletrodomésticos e com um vazamento monstruoso. E muita, muita dor de cabeça.

...ai, que saudadades do Tweety....

0 comentaram: