01 novembro 2005

Fato social total

Por razões óbvias, entendo que um país pare por 90 minutos, ou até mais, devido a um evento esportivo, especialmente se estivermos falando de um esporte coletivo ou um ídolo nacional.

Ainda assim, falho ao tentar entender o evento de hoje à tarde. O país inteiro parou para assistir a Melbourne Cup, a mais tradicional corrida de cavalos dos aussies. Um evento nacional daqueles que antropólogos estudam para gerar inferências sobre todo um povo. Interromperam a reunião e usaram o projetor da sala de conferência para exibir o evento. Este ano aparentemente foi especial, pq a égua vencedora, apesar da idade e do sobrepeso do jóquei (58 Kg. Sobrepeso!?), venceu pela terceira vez consecutiva, feito inédito que alegadamente a torna o melhor cavalo da história.

O fato curioso é que uma corrida dessas dura apenas 3 minutos. Não é suficiente sequer para tomar um pint. Ou seja, uma rapidinha. Em comparação, um jogo da Copa do Mundo é uma orgia. Ainda assim, é desculpa suficiente para parar tudo.

Parte da explicação, claro, é o volume de apostas gerado por esses breves eventos - que me fazem lamentar o fato do jogo ser monopólio estatal em minha terra.....apostei 8 dólares, ganhei 20. Tomarei um pint esta noite por conta de uma égua Makybe Diva.

---------------------------
Update 04/11

Pequenas curiosidades locais:

- Nao ha cachorros pela rua neste lugar....serah que os demonios incluiram cachorro em suas dietas?

- Tirando uns Wallabies que vi em breve "safari fotografico" com alguns colegas em um carro alugado, nao tive oportunidade de ver nenhum dos bichos endemicos que tanto agucam a curiosidade sobre a Australia. No entanto, em conversa com os locais, achei engracado ver que, ao contrario da imagem que temos de coalas fofinhos e cangurus camaradas, esses bichos sao vistos com um certo asco por aqui, sao fedidos, agressivos, tem unhas e dentes enormes e cheios de bacterias.

- Wallabies (uma especie de canguru pequenino), conforme o Capitao Cook descreveu pela primeira vez, realmente parecem com lebres. O gosto eh melhor, no entanto.

- Guiness aqui eh tao cara qto no Brasil, assim como ferragens para barcos.

0 comentaram: