26 junho 2007

Ortodoxia Liberal

Pesquisa Sensus divulgada no blog do Fernando Rodrigues indica que 57,9% dos brasileiros aceitariam a instituição da censura prévia.

Medo...muito medo. É de se esperar que muita gente esteja disposta a abrir mão de liberdade em nome de algum conforto material ou alívio de suas culpas, mas potaqueupariu tanta gente assim?!?!

É muito complicada essa história de liberdade, com ela vem a atribuição de responsabilidades por seus atos. Está nisso a superioridade do livre arbítrio, no entanto: não é nenhuma garantia de felicidade ou de bem estar (pelo contrário...), é apenas a constatação de que você é o único dono do seu nariz, não tem a quem culpar por suas mazelas. Dá para entender porque quase 60% dos brasileiros acham mais fácil delegar isso a um nhô-nhô que diz saber o que é melhor para a gente. Se você não sabe o que é melhor para você, porque acha que nhô-nhô saberia?!

Eu já disse aqui que livre arbítrio é uma responsabilidade da porra. Alguém já deve ter expressado isso de maneira mais elegante.

Meu consolo é que sempre nos resta a Ortodoxia Hayekiana...

PS: Epa! Eu escrevi nhô-nhô antes!

2 comentaram:

Ricardo disse...

Nossa, o último link é um caminho para a servidão... ^^

F. disse...

Hehehe, genial.