19 outubro 2005

Viagem à Terra de Van Diemen. Dia 0

Graças à mui extensa benesse do Vice-Rei desta Casa Imperial, por meio de ato administrativo de seu mais bondoso colaborador, terei a honra de integrar missão amanuense a terras orientais exóticas e longínquas, tantas léguas a oeste que lá o dia vira noite e a noite vira dia, na desconhecida Terra de Van Diemen, onde nobilíssimos representantes das nações que caçam a longilínea fera dissostichus sp. em águas austrais irão discutir os termos e quantidades da referida caça.

Minha partida ocorrerá nesta quinta ao crepúsculo, dependendo da vontade de Nosso Senhor, na primeira da sucessão de muitas naus que se fazem necessárias para chegar àquelas paragens. A longa duração da empreitada e seus perigos inerentes a tornam material de apreço invulgar a esta estimada publicação, mesmo que tão poucos leitores tenha.

Ainda que as restrições para enviar-lhes notícias do outro lado do mundo sejam muitas, devido à dificuldade de portadores, procurarei trazer detalhes pitorescos e aquarelas vívidas da jornada a qual nosso Vice-Rei viu por bem me enviar.

Não saberia eu dizer quando terei novamente oportunidade de relatar meus garbosos feitos, mas posso adiantar que tomarei nau nesta Capital com destino ao Pacífico, de onde seguirei por rota polar à localidade maori de Tamaki Makau Rau, que o grande Capitão Cook colocou no mapa há muitas gerações. De lá, seguirei em paquete à parte austral da Nova Holanda, meu ponto de partida à Terra de Van Diemen, onde, dizem, vivem demônios e os fantasmas daqueles que outrora partiram em exploração para a Terra Australis Incognita.

Somente lá encontrarei meus companheiros de empreitada, valorosos caçadores da fera demersal e protetores de tudo aquilo que é valoroso, em harmonia com as inexoráveis forças da natureza. Creio, no entanto, que já me alonguei em demasiado nesta introdução, devendo ater-me às diversas e necessárias preparações para a viagem, voltando a relatá-la em nova oportunidade, tão logo quanto possível.

2 comentaram:

Lucia Malla disse...

Boa viagem! Aguardo relatos da ilha! :-)

Emerson Novais Lopes disse...

Gostei muito desse "captain's log". Espero acompanhar com presteza essas notícias das terras incógnitas do globo, onde sóis palmilhar a senda de ilustres navegadores, por assim dizer. Faça boa viagem e retorne com as novas desses confins exóticos.
Emerson de Coruscant.