13 agosto 2005

País de cornos

Não sou fã em particular de Caco Galhardo, cartunista da Folha e do UOL (Os Pescoçudos), mas trombei com essa coluna aqui e adorei. Como o link é só para assinantes, transcrevo um pedaço:

Ah, fui traído. É óbvio que fui traído. Não confio nem na minha mulher, como posso confiar no Zé Dirceu, que eu nem conheço? Levei um parzão de chifres na testa. E o Lula então, que daria cheque em branco pro Jefferson? Dá-lhe chifre. Estamos acostumados, o Brasil é hoje uma nação de cornos, de todos os tipos.

1. Corno indignado: jornalistas, taxistas, crédulos em geral
2. Corno manso: todo o eleitorado
3. Corno cego que não quer ver: a turminha do coro do 'golpe das elites'
4. Corno consentido: tuminha do coro 'estão fazendo tempestade em copo d'água'

O Fome Zero tem que incluir um chapéu do Clube dos Búfalos na cesta básica do brasileiro. É a única medida honesta que o Lula deve tomar para debelar a crise. Todo brasileiro tem direito a saúde, transporte, educação e um chapéu do Clube dos Búfalos!


Aproveitando o gancho, eu queria dar outra potocada ligada a protuberâncias ósseas. O chifre que o PT passa no país hoje nada mais é que experimentação ativa de algo que o PT sempre foi passivo, para usar um conceito freudiano de botequim. Explico: o PT sempre se comportou como corno, "Corno a priori", aquele ameaçado pelo ex da companheira, pelo qual ela de vez em quando ainda se pega, nostálgica, se perguntando o que poderia ter sido... Sério, não há outro jeito para entender a obsessão do PT pelo FHC.

Quase três anos de governo Lula e a referência maior do PT ainda é ser anti-FHC. Ficaram tando tempo sendo contra tudo que está aí que ainda se comportam como oposição no palanque. Parece coisa de marido inseguro, com medo do ex-namorado da mulher, sempre incomodado em ser mais e melhor que o anterior - não porque queira bem à companheira, mas porque se sente falicamente ameaçado pelo passado dela com o ex. Nunca na história desse país... O melhor resultado na última década... O melhor governo da história...Agora podemos crescer de forma sustentada........Toda vez que o Lula vem com essa ladainha megalomaníaca, eu ouço: Bem-nhê...eu trepo melhor que seu ex?

2 comentaram:

Anônimo disse...

É isso mesmo, a gente já tinha conversado sobre a síndrome do ex que assola o PT :) Ficou ótimo o post! Bjs

Lucia Malla disse...

Simplesmente otima a descricao! :-)