09 agosto 2005

Fábula: Golpe na Mauritânia

O ditador da Mauritânia é um ser enigmático que, segundo as lendas daquele país, tem vida eterna, nunca pega sol e retirou as pálpebras cirurgicamente para nunca mais dormir.

Pouco depois de subir ao poder, o ditador da Mauritânia prometeu dar a todas as crianças do país uma viagem para o exterior, desde que completassem sua educação primária - o que veio a acontecer recentemente. Hoje, enquanto o ditador da Mauritânia estava em viagem ao Uruguai, sua guarda pessoal se aliou às forças malignas espalhadas pelo território e deu um golpe, suspendeu a prometida viagem das criancinhas e agora as oferecerá em sacrifício aos chefes tribais mais sedentos de sangue.

Alguns dizem que não houve golpe: a ordem, na verdade, partiu do próprio ditador. Outros que foi de seu irmão gêmeo malévolo. Saberemos um dia?

1 comentaram:

Emerson Novais Lopes disse...

Há versões da fábula na qual o Ditador da Mauritânia e seu sinistro vizir conceberam o golpe, no sepulcral silêncio da noite, e fizeram-no crescer e vicejar com silêncio, segredo, artifício e dissimulação. Maduro o golpe, o Ditador da Mauritânia e seu vizir armaram as condições ideais para fazê-lo vir a luz. E foi assim que, insidiosa e mortiferamente, o engenho de destruição e caos foi solto na Terra. E paz nunca mais houve.

Mas, essa, é só uma das inúmeras versões da história...