17 maio 2007

"Fejoada" na ocupação da USP

Eu tive um acesso de riso ao ver o vídeo abaixo, riso nervoso, reação instintiva ao absurdo e incompreensível.



Os ocupantes da reitoria da USP prestam uma homenagem às mães mostrando a faxina que elas fizeram para deixar a ocupação mais confortável. O vídeo foi feito pela "comissão do audiovisual da ocupação". Aparentemente, quem providenciou os ingredientes para a "fejoada" foi a "comissão de alimentação da ocupação". É sério, isso existe, vai lá no blog deles.

Se um reacionário como o Tio Rei tivesse feito o vídeo para desmoralizar a ocupação, não teria sido tão ridículo. Note a figura fantasiada de Che Guevara, presença universal em qualquer faculdade de humanas. Esses caras sempre me pareceram a versão marxista dos nerds fantasiados de cavaleiro jedi nas convenções de Guerra nas Estrelas.

Eu perdi amigos durante as greves de 98 e 2002 na UnB porque dizia abertamente que apoiar greves, ocupações e afins era coisa de idiota se colocando à disposição de sindicato para ser massa de manobra. Escapei de apanhar por causa disso um par de vezes, além de ter perdido oportunidade de dar uns pegas em uma caloura. "Naquela época", pelo menos, o pessoal não se oferecia também ao ridículo, ou o ridículo ficava restrito ao campus, sei lá. Ainda não havia o YouTube, ainda não havia o YouTube...

Estamos à beira do abismo, mas este país ainda vai para frente...

2 comentaram:

Lucia Malla disse...

Rapaz, a USP estava uma confusão no início dessa semana... vc não imagina. Por essas e outras.

Thiago Marzagão disse...

"[...] além de ter perdido oportunidade de dar uns pegas em uma caloura."

Pois é, meus anos de graduação também poderiam ter sido mais felizes... É nisso que dá botar valores e honestidade intelectual acima do chamado da natureza. Dammit!