11 julho 2006

Seis graus para Kevin Bacon

Você já ouviu falar do jogo "Seis graus para Kevin Bacon"? Basicamente é assim: alguém diz o nome de um ator ou atriz do showbizz, a idéia é que ele ou ela esteve em um filme com alguém, que trabalhou com alguém, que trabalhou com alguém...que fez um filme com Kevin Bacon. Está tudo explicadinho aqui.

O jogo se baseia em uma hipótese de Stanley Milgram, o mesmo psicólogo do assustador experimento sobre autoridade no qual seres humanos normais torturavam e matavam uma cobaia humana só porque alguém mandava acionar uma máquina de choques elétricos (de mentirinha, claro - mas os torturadores não sabiam disso).

A hipótese de Milgram é mais ou menos assim: qualquer indivíduo está ligado a outro por até seis graus de separação. Ou seja, você conhece alguém, que conhece alguém, que conhece alguém, que conhece alguém, que conhece alguém, que conhece um outro indivíduo da face da Terra, qualquer outro, inclusive, Kevin Bacon. Isso é chamado de Small World Phenomenon ou Teoria dos Seis Graus de Separação. A idéia é pré-internet e pré-Orkut, os primeiros experimentos foram feitos com cartas entregues pessoalmente.

Eu sempre adorei essa idéia, apesar de ver um certo exagero nela. Até ler esta notícia aqui - desde então não vejo nenhum exagero e tenho até certo medo dela. Deu no Fantástico.

Pois bem, não é que eu fiz o primeiro colegial - em uma das escolas então mais-conceituadas-seu-filho-vai-passar-no-vestibular de Santos - com uma das advogadas acusadas de transmitir a ordem do PCC para "virar" o presídio de Araraquara?!?! Lembro dela como uma menina simpática que mexia com os hormônios da galera, nunca mais tinha tido notícias. Não sei como está hoje, tirando o fato de que se meteu na maior roubada. Bandido também tem direito à plena defesa, mas, segundo as acusações, aparentemente minha ex-colega extrapolou um tanto os limites legais da relação cliente-advogado.

Confirmada a notícia, isso significa que entre mim e Marcola há apenas 2 graus de separação. A partir de Marcola, não consigo sequer imaginar o tanto de assassinos e terroristas que estão a menos de 6 graus. Assustador.

Você está rindo do quê?!? Se você lê este blog, você está apenas a três graus de separação do acusado de ser o mandante da mini guerra civil que assolou Sampa há muito pouco tempo...

Tenha medo, muito medo. Lembre-se disso na próxima atuação do PCC, o quão próximo o crime organizado está de você...

3 comentaram:

Bera-chan disse...

Apesar da sua conexão com o crime organizado, tô morrendo de saudade d'ocê, moço. Beijo, viu?

Eu queria te visitar com o Rodrigo, mas inventaram uma porcaria de reunião por aqui... :__(

Luisfel disse...

Ow, meu comentário foi censurado? aff...

Anônimo disse...

Só para lembrar o grande filme "Seis Graus de Separação", do Fred Schepisi, com um Will Smith ainda desconhecido, Stockard Channing, David Sutherland e participação especial de Kandinsky.