27 setembro 2006

Des-homenagem póstuma

Um colega me enviou um email com esta reportagem do NoMínimo, parece que vão promover postumamente Vinícius de Moraes a embaixador.

A desgraça de ser contra o sistema, de ser um rebelde, um maldito, é que eventualmente o sistema o coopta. Com essa promoção póstuma, a instituição mais monárquica da república finalmente consegue fagocitar seu mais ilustre rebelde. É triste, suas lendas perderão a graça.

Se ele se importasse em ser embaixador, não teria sido quem foi. Não ter chegado a embaixador por ter sido um barnabé boêmio e relapso faz parte da mitologia Vinícius de Moraes. Por que então reincorporá-lo a uma instituição na qual nunca se sentiu totalmente integrado? É tão ruim assim admitir que um dos "gênios nacionais" considerava o Merré apenas como seu day job, algo para pagar as contas e financiar seu notório alcoolismo enquanto ele dava prioridade a outras coisas?

A não ser, é claro, que isso faça parte de uma iniciativa maior e o Itamaraty busque se redimir da caça aos "bêbados, viados e comunistas" promovida nos corredores da casa durante a ditadura (reza a lenda que a caçada parou quando perceberam que não sobraria ninguém). Se a reincorporação, ainda que póstuma, alcançar os demais demitidos que não alcançaram a fama, bacana.

PS1: O texto da reportagem é para lá de forçado...chamar a demissão de Vinícius de Moraes de "um dos atos mais brutais da ditadura militar" é de uma falta de noção...quem dera tivesse sido assim...

PS2: Me irrita essa glorificação de Garota de Ipanema por ser uma das músicas mais gravadas do mundo. A música é sinônimo de recepção de dentista e viagem de elevador - e é exatamente por isso que ela é tão gravada!!! Quem é que tem orgulho de música de elevador??

19 setembro 2006

Alienação total

Diálogo com colega brasileiro responsável hoje de manhã:

Colega - Tu viu o que está acontecendo no Brasil?
Eu - O vídeo?
Colega - É, tá no YouTube já.
Eu - É, mas tiraram...
Colega - Tem gente já comparando ao Watergate, dizendo que há base para impedir a reeleição...
Eu - Do que c@%$&#* você tá falando?
Colega - Ué, do vídeo do Verdoim...você não?
Eu - Que mané vídeo do Verdoim, rapá! Tou falando do vídeo da Ciccarelli transando na praia que eu vi ontem no PornoTube!

É bom manter a perspectiva do que é realmente importante nesta vida...

10 setembro 2006

Post Scriptum

O post "post scriptum" vai com considerável atraso porque somente agora tive acesso ao vídeo. No dia do meu aniversário meus colegas argentinos me deram este presentinho maneiro. As coisas que eu faço pela integração regional...


05 setembro 2006

Eleições 2006

Como perdi o prazo para cadastramento no Cartório ZZ para eleitores no exterior, estava cogitando seriamente fazer um bate e volta em Brasília para cumprir meu dever cívico e votar, apesar de nem ter considerado seriamente em quem (a escolha óbvia está restringida por razões de motivação pessoal). Porém, mesmo se a promoção da Varig não tivesse já esgotado todas as passagens entre BsAs e BSB por todo o mês de setembro e início de outubro, acho que esta figura aqui me convenceria a não ir:



Toooooooooooooossssccccooooooooo.....

Via Kibeloco