27 setembro 2006

Des-homenagem póstuma

Um colega me enviou um email com esta reportagem do NoMínimo, parece que vão promover postumamente Vinícius de Moraes a embaixador.

A desgraça de ser contra o sistema, de ser um rebelde, um maldito, é que eventualmente o sistema o coopta. Com essa promoção póstuma, a instituição mais monárquica da república finalmente consegue fagocitar seu mais ilustre rebelde. É triste, suas lendas perderão a graça.

Se ele se importasse em ser embaixador, não teria sido quem foi. Não ter chegado a embaixador por ter sido um barnabé boêmio e relapso faz parte da mitologia Vinícius de Moraes. Por que então reincorporá-lo a uma instituição na qual nunca se sentiu totalmente integrado? É tão ruim assim admitir que um dos "gênios nacionais" considerava o Merré apenas como seu day job, algo para pagar as contas e financiar seu notório alcoolismo enquanto ele dava prioridade a outras coisas?

A não ser, é claro, que isso faça parte de uma iniciativa maior e o Itamaraty busque se redimir da caça aos "bêbados, viados e comunistas" promovida nos corredores da casa durante a ditadura (reza a lenda que a caçada parou quando perceberam que não sobraria ninguém). Se a reincorporação, ainda que póstuma, alcançar os demais demitidos que não alcançaram a fama, bacana.

PS1: O texto da reportagem é para lá de forçado...chamar a demissão de Vinícius de Moraes de "um dos atos mais brutais da ditadura militar" é de uma falta de noção...quem dera tivesse sido assim...

PS2: Me irrita essa glorificação de Garota de Ipanema por ser uma das músicas mais gravadas do mundo. A música é sinônimo de recepção de dentista e viagem de elevador - e é exatamente por isso que ela é tão gravada!!! Quem é que tem orgulho de música de elevador??

4 comentaram:

Anônimo disse...

De acordo. Se tivesse continuado na carreira, o Vinny teria sido, com certeza, conselheiro do quadro especial _with lasers_.

Alem disso, eh injusto. Alguem perguntou ao defunto se ele queria ser reincorporado? Onde estao os direitos pos-humanos? Aposto que a expulsao devia ser um dos maiores orgulhos dele...

Ah! E o texto eh cretino. :D

Anônimo disse...

Fui dos levados ao LLL pelo seu blog. Valeu pra conhecer, mas não volto. Não gostei da postura do cara, "sou inteligente e culto, por isso estou além do bem e do mal". Como se uma coisa tivesse a ver com outra!

Anônimo disse...

Minha máxima conclusão: faltou merda na minha vida.
Veja bem... Eu também tive um Guia do Estudante, passei pelo Freedom (realmente, no meu tempo, era Freedom e eu nem sabia da existência de algo parecido com “Pink&Blue”) e meu pai não teve a mesma oportunidade do que eu.
Mas acabei escolhendo uma profissão “não convencional” e agora acredito que nenhuma diplomacia me agüentaria.


Hehehe.
Só queria mesmo elogiar... As palavras saem tão facilmente de você que nem parecem saber o que estão fazendo.
Vim por indicação de uma amiga (Hilda Goseling) para ler “De minhas origens 4: o efeito borboleta” e agora já estou cheia de pretensões, me sentindo uma exploradora e leio todo o blog.

Parabéns.

Ana Luisa Tomé.

Anônimo disse...

Que injusti´ca com garota de Ipanema....