26 abril 2007

Trilha sonora - edição dupla

(A caminho do show do Jorge Drexler)

Soledad

Soledad,
aqui estan mis credenciales,
vengo llamando a tu puerta
desde hace un tiempo,
creo que pasaremos juntos temporales,
propongo que tu y yo nos vayamos conociendo.

Aquí estoy,
te traigo mis cicatrices,
palabras sobre papel pentagramado,
no te fijes mucho en lo que dicen,
me encontrarás
en cada cosa que he callado.

Ya pasó
ya he dejado que se empañe
la ilusión de que vivir es indoloro.
Que raro que seas tú
quien me acompañe, soledad,
a mi, que nunca supe bien
cómo estar solo.

Sanar

Las lágrimas van al cielo
y vuelven a tus ojos desde el mar
el tiempo se va, se va y no vuelve
y tu corazón va a sanar
va a sanar
va a sanar
(...)
Y volverás a esperanzarte
y luego a desesperar
y cuando menos lo esperes
tu corazón va a sanar

20 abril 2007

Uma breve análise econômica

Semana passada, como talvez tenham acompanhado na imprensa, houve um protesto do sindicato dos caminhoneiros argentino aqui em frente à repartição. Aparentemente a Quilmes pretendia cancelar um contrato de distribuição que deixaria muita gente sem emprego, os caminhoneiros ameaçaram parar, secando os bares da cidade, e vieram protestar aqui na frente da repartição porque supostamete a Quilmes pertence a uma malvada multinacional brasileira, que por sua vez pertence a outra malvada multinacional belga.

Como minha sala é virada para a rua, foi uma manhã de trabalho bem interessante, dava a sensação de estar digitando no meio de uma torcida organizada "sooooooooooy camionero! es un sentimiento, no puede paraaaaaaaarrr!!!!". Há uma interessante e nem sempre lícita relação entre as torcidas organizadas e os movimentos sociais profissionalizados, vulgo piqueteros, aqui. "Que hace tu papá, Juanito?" "Toca bombo en la banda del grémio y en la hinchada". Pergunta relevante: se os ditos "movimentos sociais" alugam profissionais para protestar e levar suas demandas à sociedade e às autoridades, suas manifestações gozam de legitimidade?

Intervenção presidencial, tudo resolvido, não vai faltar brahminha nas esquinas portenhas.

E aí, para comemorar (é, você leu corretamente, para comemorar), o grémio resolve parar a cidade hoje, botou os caminhões na rua em procissão ao estilo trio-elétrico, como se precisasse algo mais do que a chuva para parar o trânsito de BsAs. Ainda bem que eu moro a uma quadra da repartição.

Esse apoio aos movimentos sociais profissionalizados é uma das grandes bases de sustentação do governo K. Há que se dar crédito a um presidente que assumiu, ainda que democraticamente, sem nenhuma legitimidade (graças a uma frustrada manobra suja do opositor no segundo turno) e agora tem índices de aprovação massacrantes. A Argentina recuperou os níveis econômicos de 1998 recentemente e agora, oficialmente, está crescendo além do efeito "quicar no fundo do poço".

O problema é que essa política vem acompanhada de uma intervenção estatal na economia que é quase uma caricatura dos anos 80. Controle de preços "voluntário", com direito a maquiagem dos índices de inflação e pressão de funcionários do baixo escalão para que os estabelecimentos comerciais a serem pesquisados para determinar os índices inflacionários baixem os preços. Don Corleone só oferece proteção se puder dar pitaco no preço da laranja também. (ainda bem que o Ipea não sofre pressão política, né?)

O resultado, é claro, é desabastecimento, mercado negro, etc. Não atingiu ainda Microcentro, Barrio Norte, Recoleta, Palermo, mas déjà vu. Quando se torna insustentável, explode e a batata quente fica para o sucessor.

Ou seja, vai quebrar. Pode demorar um pouco, mas a Argentina voltará ao poço. Provavelmente não até o fundo, como em 2001, mas volta. Não sei quando, talvez nem esteja mais em BsAs, mas volta. O engraçado é que isso é instintivamente aceito pelos locais como normal, cíclico, tão certo como a chegada do Natal - enquanto isso dá-lhe dólar embaixo do colchão!

Talvez então eu compre uma fazendinha na Patagônia e vire ermitão de vez.

17 abril 2007

Momento thoreauniano 2

Estou na malha fina da Receita Federal e pendente junto à Justiça Eleitoral.

Um verdadeiro barnabé-anarquista.

11 abril 2007

Trilha sonora

Dizem que soy loca
Por ter um gosto assim
Gostar de quem não gosta de mim
Jogue suas mãos para o céu e agradeça se acaso tiver
Alguém que você gostaria que
Estivesse sempre com você
Na rua, na chuva, na fazenda, ou numa casinha de sapê...

Não estou disposto
A esquecer seu rosto de vez
E acho que é tão normal

09 abril 2007

Código Tarantino - Tarantino's Mind

Um curta para quem achava, como eu, que Quentin Tarantino era apenas um tarado pelos pés da Uma Thurman.


Dica genial do MP.