25 novembro 2004

Nota inaugural

Este blog é feito por alguém fascinado por histórias de exploração e grandes viagens, especialmente exploração polar e travessias solitárias à vela. Um verdadeiro vício, que me fez praticamente abandonar leituras de ficção para montar uma respeitável e sempre crescente biblioteca de literatura náutica. Culpo, sem pudor, Amyr Klink - meu herói de infância e quem eu gostaria de ser quando crescer. Está lá, no "Paratii - entre dois pólos", uma despretensiosa "Bibliografia sugerida" que me iniciou nisso.

Após ser diagnosticado com esse comportamento obsessivo, resolvi (não sem antes apanhar deveras da template do blog) compartilhá-lo na internet, em busca de outros que também tenham sido mordidos pelo bicho. Decidi alimentar esse hábito, talvez até torná-lo produtivo, quem sabe alguma revista especializada se interessa por uma coluna sobre o tema?

Você encontrará neste site, basicamente, resenhas e comentários de livros e notícias relacionadas com viagens, travessias e explorações. O nome é uma referência à expressão "armchair explorer", com a ressalva que faço minhas viagens deitado em uma maravilhosa rede cearense (ou ainda na rede de computadores, a internet).

Mas o objetivo final não é ficar na rede, é compilar e organizar referências para que um dia eu mesmo saia por aí, nessa radical utopia libertária que é viajar milhares de quilômetros em um barco à vela para estar em algum lugar onde poucos estiveram, só porque está lá. Até lá, espero contaminar outros com o bicho-da-viagem.

1 comentaram:

Lucia Malla disse...

Oi! Olha, eu vim pelo LLL, mas jah vou ficando...
Pq tbm sou uma eterna viajante no sonho de viajar!!!
E Amyr Klink eh meu idolo hoje e sempre.
Fiquei.
Bjs.